Os autores

20160801_120815 (800x536)Ana Maria Almeida. Sempre fui fascinada pela incrível diversidade biológica do nosso planeta, em particular a diversidade de formas orgânicas. Escolhi estudar essa biodiversidade a partir da interação entre os processos evolutivos e desenvolvimentais, com foco especial na evolução e desenvolvimento de plantas. Sou graduada em Ciências Biológicas (UFBA) e Medicina (EBMSP), mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e doutora em Plant Sciences pela Universidade da California at Berkeley (UCB). Duas outras áreas de interesse são o ensino de biologia e a divulgação de conhecimentos científicos.


Charbservletrecuperafoto-2el El-Hani é Professor Associado do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), ao qual este blog está ligado. Juntamente com Nei de Freitas Nunes-Neto, coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio). Fez Bacharelado em Ciências Biológicas e Mestrado em Educação na UFBA. Em 2000, concluiu o Doutorado em Educação na USP. Fez pós-doutorado no Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência, da Universidade de Copenhague, Dinamarca, em 2003 e 2004. É Book Review Editor do periódico Science & Education. Principais interesses de pesquisa: Pesquisa em Educação Científica, Filosofia da Biologia, História da Biologia, Biologia Evolutiva e Comportamento Animal.
Minhas publicações podem ser baixadas em:
Vídeos do Laboratório de Ensino, Filosofia e História das Ciências (LEFHBio) podem ser vistos em:

diogo-meyer-72.jpg

 Diogo Meyer possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Biologia (Genética) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Integrative Biology, na University of California (2002). Realizou pós-doutorado como bolsista do NIH e posteriormente como Jovem Pesquisador FAPESP (2003-2007). Atualmente é Professor na Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: genética de populações humanas, evolução molecular. Na área de extensão publicou trabalhos tornando conceitos de biologia evolutiva acessíveis ao público geral.



253479_192181574163212_3369714_nFabiano Vieira.
 A natureza das coisas desde cedo me despertou interesse. Foi estudando biologia, particularmente biologia evolutiva e filosofia da biologia, que a paixão pela ciência cresceu e tomou forma. Evolução, natureza da ciência, filosofia da ciência, sistemas biológicos, emergência e reducionismo, distinção entre ciência e religião, ensino de ciências e divulgação científica são alguns dos meus temas favoritos. Sou Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA) e Bacharel em Ciências Biológicas (UFSC). 


cópia de Imagem 033

Hilton Japyassú. O estudo do comportamento é fundamental para a compreensão das potencialidades de evolução contemporânea em ambientes fragmentados por ação antrópica. Boa parte desta evolução se dá por ajustes cognitivos, que podem ser então base para entender a conservação da fauna. Sendo assim, meu foco se dá nas contribuições que a etologia pode dar a uma teoria evolutiva expandida, dada a natureza eminentemente integrativa dos estudos de comportamento.

Mais informações:
1. Página do Núcleo de Etologia e Evolução: http://nuevoufba.wix.com/nuevo

 


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

João Francisco Botelho é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestre em Filosofia com menção em Epistemologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutor em Ciências com Menção em Biologia Molecular, Celular e Neurociências pela Universidad de Chile (2014). Realizou pós-doutorado Universidade de Auckland, Nova Zelândia.  Atualmente é pesquisador na Universidade de Yale, EUA. Tem experiência na área de História e Filosofia da Biologia, Biologia do Desenvolvimento, Biologia Evolutiva, Ornitologia e Biologia Evolutiva do Desenvolvimento.


thumbnail_IMG_20160721_152414Tábita Hünemeier possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Ciências pela mesma universidade (2010), sendo parte deste desenvolvida na University College London, Reino Unido. Atualmente é Professora na Universidade de São Paulo, e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Sua linha de pesquisa está voltada para Genômica e Evolução de Populações Humanas.


dsc00021.jpgTatiana Torres Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Realizou pós-doutorado na Veterinarmedizinische Universitat Wien, especializando-se em Evolução da Expressão Gênica. Tem experiência na área de Genética e Evolução, com ênfase em Evolução da Expressão Gênica tendo também atuado principalmente nos seguintes temas: Genética de Populações, Evolução Molecular e Genômica Funcional e Comparativa. Atualmente é professora da Universidade de São Paulo e atua na investigação das bases moleculares de fenótipos complexos, usando artrópodes como modelo. 

Mais informações: http://biologia.ib.usp.br/torres/