A necessária morte da mística do DNA

O gene se tornou um ícone cultural seja nas escolas, na mídia, ou em escritos científicos. Ideias sobre o DNA que não se sustentam povoam nossos discursos. Já é tempo de deixá-las de lado.

Em sua análise do gene como um ícone cultural, a socióloga da ciência Dorothy Nelkin e a historiadora da ciência M. Susan Lindee analisaram a circulação do DNA e do gene em diferentes esferas da sociedade, analisando novelas, quadrinhos, propagandas e outras expressões da cultura de massas. Elas deixam às claras o que denominam uma mística do DNA, no modo como esta molécula e os genes que ela contém são representados na cultura popular. Segundo elas, enquanto a visão que acaba por chegar à cultura popular bebe nas ideias científicas para criar um discurso social sobre genes, ela escapa – como era de se esperar – às restrições de uma compreensão técnica desse conceito central da biologia. Todo mundo que já se deparou com um xampu que supostamente revitalizaria os cabelos por conter DNA sabe do que estamos falando. Evidentemente, o DNA não tem esse efeito sobre cabelos. O DNA entra aí como uma espécie de energia vital.

Este modo vitalista de pensar pode causar espanto há alguns. Afinal, ideias vitalistas, que atribuem os fenômenos vitais a uma espécie de energia que não poderia ser conhecida pela ciência, não são aceitas há muito tempo na Biologia e o DNA, decerto, não é equivalente a qualquer energia vital. E o pensamento vitalista foi superado na Biologia há um século, pelo menos. Contudo, na mística do DNA essas conotações vitalistas estão, elas próprias, muito vivas. As metáforas usadas para falar do DNA, seja na mídia, seja em livros didáticos, são muito claras. O DNA seria um “livro da vida”, uma espécie de essência definidora de nossa humanidade, até mesmo um Santo Graal, como escreveu o biólogo molecular Walter Gilbert, muito antes da decifração do genoma humano. O mesmo Gilbert que introduzia suas palestras sobre o sequenciamento genômico puxando um CD do bolso e anunciando ao público: “Isso é você” (como citado por Nelkin e Lindee em seu livro).

Esta é a mística do DNA. E ela segue bem viva entre nós. Está mais do que na hora, contudo, de decretar sua morte.

As conotações religiosas do discurso social sobre genes também são claras. Roxanne Parrott e colaboradores relataram que algumas pessoas que participaram de seu estudo acreditavam que Deus desempenha papel importante na expressão dos genes e em seu impacto sobre a saúde. O DNA passa a ser uma espécie de mediador ou mecanismo da vontade divina num pensamento fatalista que está presente em diferentes religiões. Por mais que alguém possa vislumbrar incompatibilidades entre esse modo de pensar e ideias científicas, a ciência escolar reforça tal visão na educação das pessoas, através de afirmações sobre genes e DNA que carregam tintas muito fortes, mas mal ficam de pé diante do que sabemos da biologia. Não são frases que encontraríamos somente na educação básica. Pensar isso é um ledo engano. Elas povoam as páginas inclusive de livros didáticos usados no ensino superior. Mas também não estão restritas a livros didáticos. Elas comparecem em textos de popularização da ciência e até mesmo em escritos científicos.

Aqui estão quatro exemplos: “O DNA é uma molécula que se autorreplica”. “O DNA controla o metabolismo celular”. “O DNA determina fenótipos”. “O DNA é um programa de desenvolvimento”. Todas estas são frases que não são compatíveis com o conhecimento biológico aceito, em alguns casos há décadas. Como disse o geneticista Richard Lewontin, determinismo biológico – certamente um dos aspectos dessas frases – não é sequer um problema filosófico. É somente biologia mal aprendida mesmo. Vejamos. 

A biologia do DNA

É bem sabido que a replicação do DNA depende de proteínas e RNAs que formam complexos envolvidos nas várias etapas desse processo. O DNA, portanto, não se autorreplica. O correto é dizer que sequências de nucleotídeos de DNA constituem moldes para sua replicação, o que é algo muito diferente da ideia de autorreplicação. Notem que, com esse termo, atribui-se a ação de replicar ao DNA, e não aos complexos de proteínas e RNAs, como é mais correto.

O DNA tampouco é uma molécula que controla a célula. O controle celular é, por assim dizer, democrático: ele não está concentrado em alguma molécula mestra, mas se encontra difuso por muitos nós da rede metabólica que constitui a bioquímica celular. O DNA é uma molécula relativamente inerte, que não comanda, controla, faz coisas com a célula, mas é usado pela célula por meio de redes complexas de interação molecular.

Fenótipos não são determinados por genes situados no DNA. Genes estão associados a fenótipos, sendo herdados como potenciais para seu desenvolvimento, mas a constituição de um fenótipo depende de processos complexos de desenvolvimento, no caso de organismos multicelulares, e da fisiologia de seres unicelulares. Pela mesma razão, o gene tampouco é um programa de desenvolvimento. Como uma simplificação, pode-se assumir, como no gene mendeliano, uma correspondência direta, de determinação, entre gene e característica, mas esta é uma suposição de um modelo que não trata o gene como uma entidade molecular, e sim como uma abstração (a exemplo do gene para cor dos olhos azuis, discutido em outra postagem de Darwinianas).

Estas frases, que atribuem um imenso poder ao DNA e aos genes nele contidos, somente poderiam ser corretas se o DNA fosse uma espécie de mini-consciência, um homúnculo a deliberar, por exemplo, se deve ou não expressar algumas de suas sequências. Contudo, evidentemente o DNA não é nada disso. Ele é um sistema de memória celular, na verdade, o mais fiel sistema de memória que surgiu na evolução da vida, em boa medida por ser uma molécula inerte.

Não passam mesmo de biologia mal aprendida a mística do DNA, o determinismo genético e outras ideias que dão ao DNA e aos genes um poder que ultrapassa o que está bem fundamentado no conhecimento biológico. Lewontin tinha razão vinte anos atrás. Cabe perguntar: a respeito de tais ideias, fizemos algum progresso nesse meio tempo? Minha impressão é que tivemos algum avanço, como mostra a popularidade da epigenética, inclusive no que se refere ao comportamento. Contudo, este é ainda um avanço tímido. É tempo de estas ideias serem eliminadas do ensino de biologia, em todos os níveis de escolaridade, assim como da popularização da ciência e dos escritos científicos. A morte da mística do DNA se torna cada vez mais necessária. Até mesmo para que venha à tona de modo mais claro a grande importância do DNA nos sistemas vivos.

Charbel N. El-Hani

Instituto de Biologia/UFBA

 

PARA SABER MAIS:

Bruggeman, F. J., Westerhoff, H. V. & Boogerd, F. C. 2002. Biocomplexity: A pluralist research strategy is necessary for a mechanistic explanation of the “live” state”. Philosophical Psychology 15: 411-440.

El-Hani, C. N. 2007. Between the cross and the sword: the crisis of the gene concept. Genetics and Molecular Biology 30(2): 297-307.

Gericke, N.; Hagberg, M.; Santos, V. C.; Joaquim, L. M. & El-Hani, C. N. 2014. Conceptual variation or Incoherence? Textbook discourse on genes in six countries. Science & Education 23: 381-416.

Keller, E. F. 2002. O Século do Gene. Belo Horizonte: Crisálida.

Leite, M. 2006. Retórica determinista no genoma humano. Scientiae Studia 4: 421-452.

Lewontin, R. J. 2002. A Tripla Hélice. São Paulo: Cia. das Letras.

Moss, L. 2003. What genes can’t do. Cambridge-MA: MIT Press.

Meyer, L. M. N.; Bomfim, G. C. & El-Hani, C. N. 2013. How to understand the gene in the 21st century. Science & Education 22(2):345-374.

Nelkin, D. & Lindee, M. S. 2004. The DNA mystique: the gene as a cultural icon (2a. ed.). Ann Arbor, MI: University of Michigan Press.

Nijhout, H. F. 1990. Metaphors and the role of genes in development. BioEssays 12: 441-446.

Parrott, R. L., Silk, K. J., Dillow, M. R., Krieger, J. L., Harris, T.M. & Condit, C. M. 2005. Development and validation of tools to assess genetic discrimination and genetically based racism. Journal of the National Medical Association 97:980-990.

8 comentários em “A necessária morte da mística do DNA”

    1. Oi Marcelo, que bom que gostou! A ideia era mesmo trazer tal contribuição. O DNA como sistema de memória elucida o papel do DNA nos sistemas vivos, deixando de lado hipérboles insustentáveis, mas infelizmente comuns por demais!
      Abs
      Charbel

      Curtir

  1. Será que outra molécula além do DNA poderia manter sistemas vivos em funcionamento em outros planetas ou mundos? Seria interessante se outras moléculas em outros contextos que não o terrestre pudessem manter a organização dos sistemas vivos e desta forma manter formas de vida talvez até impensáveis no momento. Se conseguíssemos simular a evolução de agregados moleculares com propriedades fundamentais dos sistemas vivos e estudassemos suas condições de possibilidade nossa compreensão da vida se alargados muito. Será que já existe algum trabalho nesse sentido?

    Curtir

    1. Oi Dalmir,
      Bela provocação. Valeu! Importante destacar, primeiro, que o DNA não mantém sistemas vivos em funcionamento, nem mantém sua organização. Quem os mantém em funcionamento e organizados são complexas redes de interações, tanto no mesmo nível de organização (molecular, celular, tissular, sistêmico, ambiental), quanto entre níveis de organização. O DNA, como destaquei no post, é um sistema de memória. Sem dúvida, sem o sistema de memória do DNA a vida na Terra não teria evoluído do modo como o fez, mas isso não implica que o funcionamento ou organização da vida dependa do DNA exclusivamente. Depende também, entre muitos outros componentes dos quais também depende, e mais do que dos componentes, das interações dos componentes. Mas note que essa dependência se dá precisamente porque o DNA é o melhor sistema de memória que evoluiu na vida terrestre.

      E aí me permita recolocar sua pergunta assim: Será que outra molécula além do DNA poderia ser o sistema de memória de sistemas vivos em funcionamento em outros planetas ou mundos? Sim! Primeiro, notemos que, na própria Terra, há sistemas vivos que operam com sistemas de memória de RNA e que houve tempo, na história da vida, em que só havia sistemas de memória de RNA. Mas podemos ir também além dos ácidos nucléicos. Tem sido argumentado que, em outras formas de vida, cadeias de silício poderiam fornecer a base bioquímica que as cadeias de carbono fornecem na Terra. A partir do silicio, sistemas de memória distintos daqueles de ácidos nucléicos poderiam evoluir.

      Você também pergunta: Será que já existe algum trabalho nesse sentido? Sim, toda uma área de pesquisa se dedica a perguntas como esta, a vida artificial, que trata a vida não em termos da materialidade específica da vida que conhecemos na Terra, mas se pergunta sobre a vida como ela poderia ser, nas mais diversas concebíveis arquiteturas, e, para isso, trata a vida como forma e não como matéria. Como a forma, em outras palavras, a organização da vida poderia se realizar em bases materiais distintas daquelas que conhecemos na Terra?

      Há um periódico que trata somente desse assunto:
      https://www.mitpressjournals.org/loi/artl

      Estes são alguns sites sobre o assunto:
      http://www.alife.org/
      https://www.doc.ic.ac.uk/~nd/surprise_96/journal/vol2/tcw2/article2.html
      https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/frobt.2014.00008/full

      Abs
      Charbel

      Curtir

      1. Aqui eu de novo, Professor!!! Quanto a Astrobiologia adoraria se o senhor pudesse fazer alguns comentários quando o senhor puder. Queria saber se o senhor acha ela um campo de investigação legítimo e se pudemos esperar progressos dela no futuro seja ele próximo ou distante.

        Curtir

  2. Oi Dalmir
    A astrobiologia é certamente um campo legítimo, reconhecido pela comunidade científica. Importante notar que buscar vida inteligente em outros planetas (ou aqui) não é seu objetivo, mas buscar qualquer forma de vida (sobretudo formais mais simples) e mesmo moléculas indicativas de sistemas biológicos, ou envolvidas em possíveis caminhos para a origem da vida. A pesquisa astrobiológica já tem resultado em achados importantes, como de moléculas importantes para a vida em meteoritos, e certamente tem muito a nos oferecer no futuro.

    Abs
    Charbel

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.